O projeto Rio Branco: nosso bairro, nossa história tem como propósito a publicação de um livro dividido em quatro capítulos: “Raízes”, “Comunidade”, “Convivência” e “Renovação”. A obra conduzirá os leitores por uma viagem no tempo, conectando passado, presente e futuro do bairro Rio Branco, em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Por meio dos relatos dos moradores, que são testemunhas vivas da memória e das raízes profundas do local, e dos fatos históricos que marcam sua formação, o livro objetiva reavivar o orgulho da comunidade, destacando o senso de pertencimento e o cuidado com o ambiente e as tradições culturais. A obra combina a sensibilidade narrativa do jornalista Felipe Cogo com a cuidadosa pesquisa histórica conduzida pela professora Ines Reichert e sua equipe.
O Rio Branco: nosso bairro, nossa história terá 30% da sua tiragem distribuída de forma gratuita, e o restante do valor arrecadado será revertido para ações comunitárias no bairro. O livro é um projeto viabilizado pelo Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio Cofercan e realização da produtora Simples Assim e do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Ficha técnica
Texto: Felipe Cogo
Pesquisa e revisão: Ines Carolina Reichert
Assistência de pesquisa: Bruno Eduardo da Silva
Planejamento cultural, coordenação editorial e edição: Camila Borniger e Daniel Henz (Simples Assim)
Edição: Raíssa Gabriela Morés
Entrevistas complementares e vídeos: Paula da Luz (CM3.com)
Projeto gráfico e diagramação: Denis Neves (CM3.com)
Revisão de textos: Ananda Feix
Fotos: Gustavo Garbino, Marcos Quintana e Paula da Luz (CM3.com)
Sinopse
O livro Rio Branco: nosso bairro, nossa história apresenta aos leitores memórias e histórias do bairro Rio Branco, localizado no município de Canoas, Rio Grande do Sul. A partir do olhar e das narrativas de moradores sobre o passado e o presente do bairro, a obra retrata o Rio Branco seguindo os passos de uma comunidade por suas raízes, convivência e renovação constantes.